As salas de aula de 497 escolas estaduais ao longo do Tocantins e 75 unidades educacionais em Palmas amanheceram vazias nesta segunda-feira, 16. A Fotografia do Jornal do Tocantins registrou falta de movimento nas instituições, que em sua maioria devem permanecer com atividades suspensas pelo menos até esta sexta-feira, 20, em obediência a medidas preventivas ao coronavírus.

 

No momento o Tocantins figura com três casos suspeitos na relação oficial do Ministério da Saúde. Além de duas jovens, com casos já divulgados anteriormente no Jornal do Tocantins, outra jovem de 22 anos está sendo acompanhada em Palmas. Ela esteve em Portugal, chegou ao Brasil na sexta-feira, 13, já apresentando sintomas que a enquadravam nos critérios de encaminhamento. As amostras desta terceira paciente serão encaminhadas nesta segunda-feira, 16, para o Instituto Adolfo Lutz, ainda sem previsão de data para divulgação. Para os dois primeiros casos, o Instituto divulgará os resultados da contraprova nesta terça-feira, 17.

Além dos casos oficiais, há o acompanhamento de outros sete casos, três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional.

Na rede municipal de ensino de Palmas, as aulas estão suspensas devido ao decreto publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira, 13, em que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) declarou situação de emergência em saúde pública na Capital.

A decisão saiu logo após a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informar no mesmo dia, por meio de nota, que ainda não tinha necessidade de suspender as aulas na rede pública municipal de ensino.

Rede estadual

Ainda na sexta-feira, 13, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, divulgou um vídeo em seu perfil no Twitter em que anunciou a assinatura de um decreto que suspende por uma semana as aulas na rede estadual de ensino devido à situação do coronavírus.

O decreto está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 13, e a suspensão terá validade de 16 a 20 de março de 2020. As aulas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também estão suspensas, de acordo com o determinado pelo documento. No mesmo dia, o Ministério da Saúde incluiu o Tocantins na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Ivis).

Para não ter prejuízos para o conteúdo de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) deverá orientar as escolas a disponibilizarem atividades extraclasse aos estudantes para serem realizadas em casa no decorrer deste semestre letivo.

Essa é uma das medidas para a prevenção contra o vírus após a reunião que ocorreu na tarde da última quinta-feira, 12, no Palácio Araguaia, em Palmas, para a implantação do Comitê de Crise, composto por representantes dos Poderes do Estado, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

UFT

Pouco depois de câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ter suspendido temporariamente as atividades de ensino nesta segunda-feira, 16, como professores e técnicos da instituição repassaram o comunicado da direção ao Jornal do Tocantins neste domingo, 15, a Reitoria da universidade emitiu um breve comunicado de que suspendeu as aulas de todos os câmpus, como medida preventiva ao Covid-19.

De acordo com o texto, o comitê de governança se reunirá nesta segunda-feira para discutir outras medidas sobre o andamento das atividades técnico-administrativas e acadêmicas que será divulgadas em comunicado oficial.

Neste domingo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFT havia solicitado a imediata suspensão das aulas dessa universidade, de forma temporária, entre os dias 16 a 21 de março, como conduta de prevenção a possíveis quadros de contágio e difusão do coronavírus.