Uma chamada pública para contratação de médicos para atuarem em 18 unidades hospitalares do Tocantins foi publicada na última sexta-feira, 1º, no Diário Oficial do Estado nº 5291. A Portaria nº 31/2019  visa à manutenção e a complementação de quantitativo de profissionais médicos  nas unidades após as ações e determinações judiciais sobre cumprimento de cargas horárias.

As contratações por meio da chamada pública garantirão a assistência hospitalar de 66% dos leitos Sistema Único de Saúde (SUS) que são gerenciados pelo Estado, que responde por 80% das internações no Tocantins. Os interessados devem se apresentar nas unidades hospitalares ou na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Ses) para entrevista com currículo profissional e documentos comprobatórios ao exercício da função.

Conforme a Ses, os hospitais que estão contratando médicos são os de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema, Gurupi, Dianópolis, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Pedro Afonso, Guaraí e Xambioá.

Vistoria

A unidade do Hospital Regional de Dianópolis (HRD) recebeu uma vistoria na última quinta-feira, 31, de uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que constatou mais uma vez irregularidades no atendimento como a ausência de médicos em especialidades básicas como pediatria, ginecologia e ortopedia. A ação também identificou problemas mecânicos em ambulâncias. 

A vistoria queria certificar a situação dos pacientes, dos profissionais de saúde, infraestrutura do prédio, abastecimento de medicamentos, falta de profissionais e equipamentos hospitalares, bem como, revisão na carga horária estabelecida nas escalas médicas. Outro objetivo da vistoria foi colher informações sobre a causa da morte de uma criança de dois anos, no último dia 13, com suspeita de leishmaniose visceral.