A Saúde Municipal de Palmas realiza um estudo e amplia as ações com os cuidados à saúde das adolescentes, em especial as com gravidez indesejada, durante o período da pandemia da Covid-19. A Secretaria Municipal (Semus) está com um projeto piloto em que consta de um estudo epidemiológico dos territórios de saúde do município de Palmas.

Conforme a Semus, esse estudo aponta os maiores índices de mães adolescentes nas regiões da Capital para poder ampliar o atendimento deste grupo na rede de Atenção à Saúde do município. A iniciativa começou em setembro e já conta com apoio da área de ginecologia para realizar os atendimentos às adolescentes encaminhadas das Unidades de Saúde da Família (USF).

“A nossa intenção é direcionar o olhar quanto ao planejamento sexual e reprodutivo, gravidez na adolescência e posteriormente o acompanhamento anticoncepcional após o parto e até os 20 anos de idade. Acreditamos que a educação é capaz de levar informação e conhecimento e, desta forma, também prevenir que essas meninas não tenham gravidez precoce”, explicou, por meio da Semus, a coordenadora do grupo Técnico de Ciclos de Vida da Semus, a enfermeira Yusely Sanchez Capote.