Após uma solicitação dos órgãos ministeriais, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apresenta um relatório com os critérios de vacinação da Covid-19 em Palmas. A apresentação ocorreu em reunião nesta segunda-feira, 25, com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), além do Ministério Público Estadual (MPTO), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Nesse encontro online, a Saúde Municipal apresentou quais foram os dos critérios da priorização dos profissionais de saúde, que estão sendo imunizados nesta primeira etapa. Na semana passada, os três órgãos, haviam solicitado a lista nominal dos imunizados e outros dados sobre o processo. 

Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde disse que imunizou, desde a última quarta-feira, 20 até a noite da sexta-feira, 22, 220 pessoas dos grupos prioritários, sendo 112 profissionais de saúde, 76 idosos que residem em instituições de longa permanência e 32 cuidadores.

Novas doses

Conforme a Saúde de Palmas, também nesta segunda, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) solicitou informações à Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre as novas doses da vacina que chegaram ao Tocantins, às 11,5 mil doses da Oxford/Astrazeneca.

Porém, segundo a Semus, o Estado informou que realiza a conferência e registro das vacinas nesta segunda, e que ainda na data será realizado o  mapa de distribuição aos 139 municípios. Ainda não foi informada a quantidade que cada cidade vai receber que estariam sendo vistos junto ao Ministério da Saúde. 

A previsão é que nesta terça-feira, 26, sejam realizadas duas videoconferências para explicar sobre essa vacina, que é diferente da outra. Já a  entrega começará nesta quarta-feira, 27, a partir das 14 horas, anteriormente o Estado havia divulgado que a entrega começaria na terça. 

MPs

Além de transparência nos dados, o documento enviado pelo MPTO, MPF e MPT tem 17 itens, que trazem diretrizes que contemplam as condições de acondicionamento e transporte de imunizantes, disponibilização de profissionais para aplicação da vacina e a observância de critérios de prioridade do público-alvo em cada fase. Também elencado pelos Ministérios, o pedido queria detalhes sobre como ocorreu a definição dos como grupos prioritários específicos.

Outros dados solicitados são a identificação do quantitativo e as condições de funcionamento das salas de vacina e postos de vacinação, disponibilização de caixas térmicas para as salas, disponibilização de câmaras frias ou geladeiras na central municipal da rede, verificação da quantidade de profissionais de saúde para a vacinação. 

Também havia sido solicitado informações sobre a estruturação das equipes da Saúde da Família para mapeamento da população dos grupos prioritários, além da garantia de que o transporte das vacinas seja feito por veículos refrigerados e fixação de avisos nos serviços de saúde sobre o processo de vacinação.