Indo de quem um dia precisou para quem hoje doa para quem necessita, a engenheira civil e professora universitária Lilian Pereira Bracarense é uma das 1.278 mulheres que doaram leite materno nos cinco primeiros meses de 2021 no Tocantins, que alimentaram 1.150 recém-nascidos. Esses números são da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgados nesta quinta-feira, 30, há dois dias do começo de agosto, mês de conscientização da importância do aleitamento materno. 

“Conheci o banco de leite na minha primeira gravidez, quando meu bebê nasceu eu tive uma série de dificuldades com a amamentação”, relata Lilian, que há dois anos e meio teve seu primeiro filho, o pequeno Bernardo.  

Na época, por estar sentindo muita dor, a professora precisou de ajuda para o diagnóstico, tratamento e aleitamento do pequeno Bernardo. “Não foi doadora porque ele mamava todo o leito que eu produzia. Mas agora, com a chegada da minha segunda filha, que nasceu no final de maio, comecei a produzir muito leite, o processo foi mais fácil. Meu corpo estava mais adaptado. Foi quando procurei o banco de leite, dessa vez como doadora”, conta.

Agora com a pequena Elis, de dois meses, Lilian realizou o cadastro para ser doadora e semanalmente entrega o leite doado para Rede Estadual de Banco de Leite do Tocantins, em Palmas. “Só quem é mãe sabe o quão angustiante pode ser ter alguma dificuldade na hora de amamentar, e saber como isso pode impactar seu filho. Nesse momento saber que existe alternativa é um alívio muito grande. Hoje doando leito eu posso ser parte desses alívio para outras mães, isso é realmente gratificante”, afirma a professora. 

Agosto Dourado 

O leite materno é um alimento primordial para o desenvolvimento das crianças e neste mês de agosto, Lilian e outras mães doadoras são lembradas pelo Agosto Dourado, que visa fomentar a doação de leite humano e o aleitamento materno. A Saúde Estadual aproveita a data para realizar uma campanha voltada para a doação de leite e a necessidade da amamentação das crianças. “O leite não é só um alimento, mas um suplemento imunológico essencial para os bebês internados se  recuperarem”, explica a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Walkiria Pinheiro. 

“Buscamos informar àquelas mães que amamentam e percebem que sobra um pouco de leite, que esta sobra pode ser doada e, através da doação, a gente consegue salvar muitas crianças internadas em UTIs neonatais. Diariamente, mais de 40 bebês precisam de leite”, comenta. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a programação do "Agosto Dourado" será realizada pelas redes sociais, com informativos e lives. 

A Campanha foi criada em 2017, por meio da lei federal nº 13.435/2017, e tem o intuito de intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Paralelamente, na primeira semana de agosto é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno.

“O tema deste ano da semana é “Amamentar é responsabilidade de todos”, ou seja, a amamentação, não é só responsabilidade apenas da mãe, mas de toda sociedade. E a gente precisa trabalhar nesta causa, para que tenhamos adultos mais saudáveis”, afirma Walkiria. 

No Tocantins, a Rede Estadual conta com três bancos, no Hospital e Maternidade Dona Regina, no Hospital Dom Orione, em Araguaína e no  Hospital Regional de Gurupi (HRG).  Também estão disponíveis dois pontos de coleta de leite, um no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e outro no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.