Para combater o coronavírus, as ruas e avenidas da cidade de Gurupi, no Sul do Estado, passam por desinfeção a partir desta quinta-feira, 9. A força tarefa passará por entorno de locais que circulam mais pessoas como bancos, lotéricas, comércios, rodoviária, unidades de saúde, supermercados, farmácias, postos de combustível, praças, parques e feiras. A iniciativa é da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Saúde e uma parceria com a Maqcampo Soluções Agrícolas S.A. e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo a gestão municipal, oslocais serão pulverizados com  uma solução a base de água e hipoclorito de sódio. As aplicações ocorrerão a partir das 19 horas e é recomendado às pessoas que permaneçam em suas residências durante o procedimento. A Maqcampo Soluções Agrícolas S.A. doará 100 horas de equipamento, 01 trator, 01 pulverizador e o operador para sanitização da cidade.

A ação, conforme a prefeitura, seguirá todos os protocolos e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. “Essa é mais uma ação contra o coronavírus, estamos seguindo todas as recomendações de saúde e contamos com a colaboração da comunidade para termos êxito nesse combate. Apesar da solução não fazer mal à saúde das pessoas, é fundamental que não saiam de suas casas durante a aplicação”, disse o secretário de Saúde, Gutierres Torquato.

A solução também conhecida como água sanitária será produzida pela UFT. “Essa é uma solução bem simples, mas com sua eficiência comprovada e seguiremos todos as orientações da OMS na sua produção. A UFT é parceira e estamos sempre disponíveis para atender a comunidade em projetos, pesquisas, no desenvolvimento de produtos para o bem comum. Estamos vivendo um momento em que toda contribuição é essencial, e queremos ajudar a mudar essa realidade, a combater esse vírus que tem causado tantos prejuízos no mundo todo”, declarou o diretor do Câmpus de Gurupi, Rodrigo Tavares.