Acontece no final da tarde deste domingo, 16, em Palmas, a 16ª Parada LGBT+ tocantinense sob o tema “50 anos de (re)existência LGBTI”. As pessoas começaram a se reunir no Parque Cesamar por volta das 16 horas e a organização do evento previu iniciar as falas políticas por volta das 17h30 já no trio, para que acontecesse, às 18 horas, a passeata do Parque Cesamar até a Avenida Palmas Brasil.

A programação da parada conta, ainda, com apresentações artísticas no ponto final da passeata, local de maior concentração do público. Entre as atrações está os cantores Pedro Farra e Kenet Borges, o cantor e dançarino Remer Koehi, a drag queen Thalita Lima e os DJs Juliana Felício e Jeff Ferraz.

Presente na concentração da Parada, a biomédica Fernanda Fernandes, de 36 anos, chegou ao local com seu esposo, Igor Fernandes, e as duas filhinhas, Mariana de 4 anos e Clara, de 2. “A gente busca criar nossas filhas para serem melhores. Trazermos elas em um momento como esse, é ensinar a tolerância e a aceitar o outro como é”, disse.

Órgãos públicos como a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesmu) e o Núcleo de Assistência Henfil estiveram presentes na concentração, oferencendo orientações e atendimentos.

Tema

O tema da 16ª Parada da Diversidade de Palmas, “50 anos de (re)existência LGBTI”, faz alusão à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York (EUA), tomado como um dos fatores decisivos para o ativismo LGBT atual.