Atualizada às 19h22

Está prevista para as 15 horas da próxima terça-feira, 11, a detonação de uma rocha que impede o andamento da construção de trecho da TO-239, que liga Presidente Kennedy e Itaporã, cidade distantes a menos de 240 km da Capital, na região noroeste do Estado.

Em imagens do local, feitas na última sexta-feira, 7, pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), é possível ver que a pedra está sendo preparada com explosivos para a detonação, além de máquinas trabalhando para abertura da via.

O problema das rochas no caminho da obra é antigo e virou motivo de reclamação da população das cidades pelo atraso na conclusão.Conforme noticiou o G1 Tocantins em outubro de 2020, a reclamação era que o desvio de cerca de 30 km não tinha fácil acesso e o problema persistia há pelo menos oito anos. Na época, a Ageto informou ao portal que para a detonação da rocha, era preciso seguir normas específicas.

No início do mês de dezembro do ano passado, em evento para entrega de equipamentos públicos em Presidente Kennedy, em razão do aniversário da cidade, o governado interino Wanderlei Barbosa, além de se comprometer em revitalizar o trecho de 1,8 km da TO-239 que parte do entroncamento da BR-153 até o município, citou a solução para o problema da rocha. “Há uma pedra no meio da TO-239 e vamos fazer a dinamitação desta rocha. Vamos melhorar a autoestima das cidades tocantinenses”, disse o governador no evento.

Ageto

Na tarde deste domingo, a Ageto informou ao Jornal do Tocantins que os serviços que estão sendo feitos de Presidente Kennedy a Itaporã são de patrolamento e revestimento primário do trecho. Também explicou que a rocha no leito da rodovia fica na beira da serra, então a única solução é retirar a pedra.

Ainda conforme a Ageto, pelo tamanho da rocha era preciso ter as devidas autorizações ambientais para utilização dos explosivos para destruição e, inclusive, a presença do Exército.

A detonação estava marcada, inicialmente, para ocorrer no sábado, 8, mas precisou ser remarcada para terça-feira.