Famílias indígenas da etnia Krahô-Kanela que vivem em terras de um acampamento rural no município de Lagoa da Confusão, região Sudoeste do Tocantins, estão desalojadas. As famílias que ainda permanecem no local estão ilhadas pelas águas do Rio Formoso que banha a região. As chuvas contínuas já fizeram o manancial subir quase oito metros.

A coordenação da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Tocantins informou que trabalha em parceria com a Defesa Civil na remoção e assistência às famílias atingidas pelas cheias do Rio Formoso. Um levantamento estaria sendo realizado para detectar as necessidades dos indígenas que estão recebendo gêneros alimentícios e combustível para deslocamento em barcos motorizados.

Conforme dados da estação de monitoramento climatológico de Formoso do Araguaia, o Rio Formoso vem subindo desde a semana passada e já elevou 7,72 metros. Parte das famílias que vivem no acampamento já foram removidas para casa de parentes em Lagoa da Confusão. Mais detalhes do assunto você confere na versão impressa do JTo.

.