Uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada boiando no entorno do Rio Lontra, próximo ao povoado Água Amarela, em Araguaína, Norte do Estado. Essa é a segunda vez neste ano que peixes são encontrados mortos.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Edvaldo Sales, dessa vez, além de espécies, como pacu, piranha, cará e mandi, foi encontrado também um jacaré. “Como da outra vez, estamos preocupados sem saber o que está acontecendo”, disse.

O presidente do bairro contou que os moradores da região perceberam a mortandade no sábado e ontem ainda foram encontradas algumas espécies boiando.

Sobre a primeira morte de peixes, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) descartou a possibilidade de contaminação e disse que poderia ser de bomba ou explosivos para caça predatória ou a prática de técnicas utilizadas pelos índios, que também podem tirar o oxigênio da água fazendo com que os peixes morram.

Em relação à mortandade desta semana, a assessoria de imprensa do órgão disse, em nota, que ainda não foram comunicados sobre o fato e que o Naturatins tem feito fiscalização na região. Uma equipe deve ser enviada ao local.