Após um paciente de nacionalidade alemã ser atendido no Hospital Regional de Porto Nacional com sintomas similares aos de pessoas que contrairam o coronavírus, que já contaminou quase 12 milhões de pessoas em todo o mundo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, explicou que amostras respiratórias foram utilizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para a realização de exames para vírus respiratórios como Influenzas e Rhinovirus, e que os resultados serão apresentados ainda no início da próxima semana. A informação foi divulgada no final da tarde deste sábado, 1°.

O paciente é um homem de 33 anos que chegou ao Tocantins na sexta-feira, 31, e deu entrada no Brasil por São Paulo, vindo de Frankfurt, na Alemanha. Seu estado de saúde é estável e, de acordo com a SES, a unidade hospitalar está seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

A pasta ainda ressalta que caso os exames preliminares descartem as possibilidades para vírus comuns, as amostras seguirão para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ) para análise relacionada ao coronavírus, para confirmação ou descarte. Entretanto, não há previsão para que o resultado dessa análise seja divulgado.

Conforme explicado mais cedo pela superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, caso o estado de saúde do paciente se agrave ou da confirmação laboratorial para coronavírus, ele será encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP). Ela também informou que não há motivos para alarmar a população. “O que a gente tem a dizer para a população, é que ela se mantenha tranquila, que o caso está sendo conduzido de acordo com os protocolos nós não estamos diferenciando absolutamente nada e nem escondendo nada da população", reiterou à reportagem do Jornal do Tocantins neste sábado.