Em dia dedicado às forças de segurança do Estado, o Governo do Tocantins visitou as instalações da Cidade da Polícia em Palmas e anunciou a publicação da relação dos servidores aptos à progressão e normativa dos plantões da Secretaria Estadual de segurança Pública (SSP). As atividades ocorreram nesta terça-feira, 20, quanto também houve anúncios e ações para a Polícia Militar e a Penal, essa última responsável pela segurança nas unidades penais do Estado

Conforme a gestão, a Cidade da Polícia tem 2.823m² metros quadrados de área construída e reúne unidades operacionais e administrativas da Polícia Civil e da Polícia Científica. O complexo abrigará os laboratórios de genética forense terá espaços destinados à prática de atividades físicas. A inciativa está localizada nas proximidades do Espaço Cultural na Quadra 202 Sul. 

A nova instalação, mais moderna e integrada, traz a redução de despesas com aluguel em 23%, já que as unidades hoje instaladas em diversos prédios alugados estarão reunidas na Cidade da Polícia. “Essa nova sede, que será entregue nos próximos dias”, afirmou o  secretário de segurança pública, Cristiano Sampaio, entretanto a data certa não foi informada. 

Durante a visita, o governador Mauro Carlesse anunciou a sanção da Lei que reestrutura a Polícia Civil, Polícia Científica e outras unidades da Secretaria da Segurança.  Ainda nesta terça, Sampaio assegurou que o Boletim Interno da Segurança Pública trará a relação dos servidores aptos à progressão e a normativa dos plantões, e sobre a Lei anunciada por Carlesse, o secretário da SSP disse que embora estejam sendo criadas novas diretorias e cargos, não haverá aumento de despesas. 

O governador autorizou ainda a retomada dos processos para concessão das progressões funcionais dos servidores, o pagamento de indenizações em atraso e a publicação da normativa que estabelece a realização de dois plantões consecutivos com intervalo de oito horas de sobreaviso e que também serão indenizados. 

Também durante a visita o secretário da SSP, a delegada-geral, Raimunda Bezerra de Souza, e superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, anteciparam que nos próximos dias será divulgado um conjunto de ações com a instituição da Medalha Tiradentes, o projeto Galeria de Dirigentes e do edital do Hino da Polícia Civil. Essas medidas visam fortalecer a identidade institucional da Polícia Civil.