Aconteceu nesta quarta-feira, 14, a entrega simbólica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que será implantado no Câmpus de Augustinópolis. A reunião ocorreu com a presença do reitor da Unitins, Augusto Rezende, e o governador Mauro Carlesse.

Durante o momento, Rezende afirmou que este é o maior passo até agora na consolidação do curso de Medicina em uma universidade pública na região do Bico do Papagaio. O gestor ainda disse que esse projeto não “caiu de paraquedas” e teve uma comissão, em duas frentes, pedagógica e administrativa, que trabalhou elaboração dos cursos. 

“Estamos concretizando um curso que vai ajudar toda nossa comunidade. É a oportunidade que estamos oferecendo ao Bico do Papagaio e ao Tocantins que estava esperando o curso de medicina da Unitins”, comemorou o governador. 

Em entrevista ao Jornal do Tocantins, no mês passado, o reitor contou sobre a implementação do curso anunciado ainda em agosto. Na época, a previsão era que a oferta das vagas para a graduação ocorresse já no vestibular do primeiro semestre de 2021. 

“A Região Norte do Brasil tem poucos estados com um curso de medicina nas universidades estaduais. Com certeza a implementação será expressiva. Parte da estrutura já está em Augustinópolis graças ao curso de enfermagem que a Unitins tem lá. Isso ajuda na questão de professores e estrutura física. Sem contar que voltamos na parte do desenvolvimento da região", relatou

Ainda na entrevista, o gestor citou os benefícios do curso para a região. "O quanto isso pode ajudar, um exemplo são os residentes, quantos estão no Hospital Estadual de Augustinópolis? Então eu tenho campo prático aberto ali. Sem contar com os hospitais de baixa complexidade, as unidades básicas de saúde daquela região e as UPA’s. Em um estudo nosso na região, que inclui Imperatriz (MA) e Marabá (PA), a gente consegue mais de 95% das cadeiras do docentes e que nos faz buscar uma demanda muito baixa em outros locais, isso é um ponto positivo.”