A regularização fundiária na Capital está longe de ser concluída. O secretário Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, que faz parte da Comissão de Regularização Fundiária em Palmas, afirma que esse é o maior desafio da cidade. “As secretarias se juntaram para priorizar oito áreas com mais impacto social. Taquari é uma delas e está em fase final de regularização”, diz.

O secretário explica que a área ocupada pelos moradores é particular, e que a Prefeitura está em negociação com o atual dono para que regularização do setor continue. “Como a área não é do município, o poder público está entrando na discussão entre particulares para tentar resolvê-la”, diz.

Se a polêmica não for resolvida, a Prefeitura não pode oferecer os serviços básicos aos moradores. “Enquanto não tivermos o domínio da área, não temos o direito de agir sobre ela”, explica Andrino.

Ainda de acordo com o secretário, uma das saídas para essas famílias são os movimentos sociais de moradia popular. “Como o programa Minha Casa, Minha Vida não teve mais recursos para novos projetos, hoje quem tem recursos são os movimentos sociais. Então, essa é uma saída que cabe discussão. Mas nossa concentração está em regularizar todo o Taquari, pois resolvendo essa questão ajuda a Capadócia”, arremata.