Uma nova vacina aprovada ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliará a proteção contra o papilomavírus humano (HPV). O novo medicamento é o Gardasil 9 que inclui cinco novos subtipos na proteção com o HPV.  Esse vírus é o principal fator associado aos cânceres de útero, da vulga, da vagina e do ânus. 

O Gardasil 9 foi aprovado com indicação para meninos e meninas de 9 a 26 anos. Segundo a Anvisa, o  ideal é que a imunização contra o HPV seja feita antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido por meio de relações sexuais. Ainda não há confirmação se este novo imunológico será ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus é transmitido na relação sexual e também  da mãe para filho no momento do parto. O esquema vacinal hoje oferecido no SUS protege contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) com 98% de eficácia. Atualmente a vacina contra o HPV é oferecida a meninos de 11 a 15 anos incompletos e meninas entre os entre 9 e os 15 anos e contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. 

A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. Estudo realizado com homens de 18 a 70 anos do Brasil, México e Estados Unidos aponta que os brasileiros têm mais infecção por HPV que os demais. (Com informações da Anvisa e Ministério da Saúde)