Vinte e quatro reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) irão receber capacitações para atuar como agentes promotores de saúde na unidade. O grupo conduzirá ações compatíveis com as de agentes comunitários municipais para promoção e prevenção, mapeando e encaminhando outros reeducandos que necessitem de atendimento na unidade prisional.

O objetivo é adequar o presídio à política nacional de assistência da saúde de pessoas privadas de liberdade e atingir a integralidade na assistência de saúde. Entre as tarefas dos agentes promotores de saúde está a de orientar o preenchimento de um breve formulário para facilitar a comunicação entre reeducando e equipe médica.

Os capacitados ainda realizaram pesquisas dentro dos pavilhões para rastrear portadores de patologias como tuberculose, hanseníase, doenças de pele e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Estes também irão acompanhar reeducandos em tratamentos de longa duração. “Muitas vezes, é até mais fácil, porque o doente se sente mais à vontade de conversar com os parceiros de pavilhão”, lembra o médico Ronan Fernando de Andrade, da Embrasil Serviços.

Cada agente de saúde terá uma quantidade específica de celas para atender e os participantes terão como contrapartida a remição de pena. A cada três dias trabalhados, um da sentença será perdoado.