O recadastramento dos estudantes que utilizam o cartão da linha 090 - UFT gratuitamente, anunciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb) na última quarta-feira, 21, está gerando polêmica entre os universitários. O motivo é a redução de passagens gratuitos para os beneficiários do cartão, que ao invés de seis, terão dois passes diários, após supostos registros de fraudes identificados pelo sistema da empresa.  

Em vídeo publicado em uma rede social, Ronivon Pinto da Silva, superintendente do Seturb, se dirigiu aos estudantes da Universidade Federal do Tocantins para prestar esclarecimentos quanto ao cadastro e recadastro dos alunos que têm direito ao benefício.

Silva informou que, a partir do recadastramento, que tem data limite no dia 15 de setembro, os estudantes só terão direito a duas passagens gratuitas, a de ida e de volta à instituição.

Segundo ele, a medida foi tomada após indícios de que os usuários estariam fraudando o serviço. “Pra se ter uma ideia nós identificamos a utilização de um único aluno [...] até 24 vezes num único dia. Isso gera um problema sério no sistema e aí é necessário que a gente faça atualização cadastral pra eliminar esse tipo de problema”, afirmou.

Ainda de acordo com o superintendente, o acadêmico que precisar utilizar o cartão mais de duas vezes deverá apresentar o comprovante de matrícula na sede do Seturb e, a partir disso, a empresa disponibilizará uma cota individual que atenda às suas necessidades.

O recadastramento do cartão da linha 090 – UFT não afeta o funcionamento dos passes estudantis comuns, que permanecem com desconto de 50% “e continua tendo o mesmo direito de utilizar o passe estudantil em até seis vezes por dia, isso não muda nada”, assinalou Silva.

Universitários

Para Antônio Matheus Santos Medrado, de 22 anos, a medida é injusta por levar em consideração apenas o comportamento de parte dos universitários. O estudante de Enfermagem utiliza a carteirinha há um ano e mora perto da universidade justamente para se beneficiar da rota gratuita do ônibus. “Hoje mesmo eu estava na aula e tive que correr pro cartório porque eu tenho que ir pro estágio e precisei autenticar uns documentos. Já usei o cartão três vezes só hoje”, contou.

Amanda Alves Pereira, de 23 anos, é estudante de Direito na UFT e contou que deixará o recadastramento para o último dia, de forma que utilize a carteirinha por mais tempo. Dependente do benefício, Amanda está bastante confusa quanto à forma que a empresa se posicionou sobre o assunto. “Ela afirma que um estudante usou a carteirinha 24 vezes em um dia, sendo que a gente só pode passar carteirinha de 30 em 30 minutos. O próprio sistema de reconhecimento facial das catracas bloqueia carteirinhas quando elas são emprestadas e não é o titular que passa”, apontou.

Segundo ela, alunos do Centro Acadêmico de seu curso já solicitaram um posicionamento oficial da empresa sobre essa situação. “Com certeza a gente vai tentar reverter essa situação porque tá fora de lógica. Está bem claro que eles estão tentando arranjar uma justificativa pra passar a cobrar mais passagens da gente”, afirmou.

Uma reunião deve ocorreu nesta sexta-feira, 23, no bloco J do câmpus, ocasião em que os setores e entidades estudantis discutiram a questão. A realidade dos estudantes é um fator preponderante para o debate, como afirma o estudante de Ciências Contábeis, Vanicleisson Karajá, de 32 anos. “É inviável diminuir os seis passes para dois porque tem alunos que são estagiários, bolsistas, que estudam de manhã e à tarde e a noite, alguns estudam de manhã e também pegam aula à noite”, expôs.

Recadastramento

O recadastramento dos alunos que utilizam o cartão da linha 090-UFT pode ser realizado até o dia 15 de setembro de 2019 em três pontos da Capital: na sede do Seturb, localizado na Quadra 104 Sul; no Resolve Palmas da região Sul, em Taquaralto; e no Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping.

No ato, os estudantes devem apresentar o cartão de transporte urbano e o comprovante de matrícula na instituição. Em caso de não comparecimento, o cartão será bloqueado e o beneficiário não poderá utilizar o ônibus da linha gratuitamente.

Atualmente o valor da passagem custa R$ 3,85. Estudantes e universitários têm direito a pagar meia passagem, e a gratuidade na linha 090.