Durante reunião do Comitê de Crise para prevenção do vírus Covid-19, realizada nesta segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia, a secretária de Educação, Adriana Aguiar, comunicou que 109 municípios adotaram medidas prevenção ao coronavírus e suspenderam as aulas nas escolas municipais. A Seduc trabalha agora para mobilizar os 30 municípios que ainda não aderiram à suspensão temporária.

“Nos traz uma tranquilidade muito grande porque a rede estadual conta com mais de 155 mil alunos, deste número apenas 5% são da primeira fase do ensino fundamental. Então o público que são as crianças que merecem grande atenção, está nos municípios e nós estamos satisfeitos que eles estejam acolhendo o Decreto de suspensão das aulas, pensando na saúde e no bem estar das nossas crianças em primeiro lugar”, pontuou.

Quanto aos demais, a secretária informou que tanto a Seduc quanto às instituições ligadas à educação estão buscando o diálogo com os prefeitos. “Estamos fazendo uma interlocução,  todos unidos no sentido de estarmos à disposição para qualquer esclarecimento, inclusive com a disponibilização de equipe técnica caso os municípios precisem dar orientação aos pais e aos professores”, afirmou.

O governador Mauro Carlesse ressaltou que é importante que as gestões municipais entendam o posicionamento do Estado no sentido de prevenir.“Se diminuirmos as aglomerações vamos ter menos casos. Espero que todos colaborem. Não são medidas para alarmar, é uma prevenção e nós somos todos responsáveis pelo bem estar da população”, ponderou Carlesse.

Merenda

A secretária pontuou ainda que as gestões estaduais buscam junto ao Ministério da Educação, a garantia da nutrição alimentar dos alunos que ficarão um período com aulas suspensas. “Nós estamos, todos os secretários de estado provocando o Ministério para que no retorno às aulas não tenhamos o comprometimento de crianças na parte nutricional que também compromete a aprendizagem”, concluiu.