A Diretoria de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional (DAIPP) frustrou, na madrugada de hoje, uma tentativa de fuga dos presidiários na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Araguaína, Norte do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, 15 presos tinham planos de empreender fuga da unidade prisional.

Segundo a pasta, os presidiários serraram a grade do banheiro e do solário de um pátio que liga quatro celas e já haviam pendurado uma tereza (corda feita de lençóis), e estavam todos reunidos em uma única cela do pavilhão B, aguardando o momento de fuga, mas a movimentação foi percebida por meio de uma câmara de vigilância interna por um agente penitenciário da Polícia Civil plantonista, que acionou o alarme.

Sete dos 15 presos eram de outras celas e teriam se acolhido durante o período de banho de sol, que aconteceu entre 13h30 e 16h30 de ontem. Após a descoberta da tentativa de fuga, foi realizada uma ronda nas imediações da cadeia e encontradas a cerca de 50 metros da unidade prisional três motocicletas com chaves nas ignições, seis capacetes, dois celulares e R$170,00.

Já no chão da cela onde os presidiários se aglomeraram foi encontrado um chip de celular, que após analisado foi verificado que o detento Adão Cleiton Rosa de Lima Sousa fez contato com um dos aparelhos celulares que estavam nas motocicletas. Toda a área da cela no pavilhão B foi isolada, e uma perícia está sendo realizada.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito e foi instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias dos acontecimentos.