O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (21) que toda a população brasileira adulta, pessoas com 18 anos ou mais, receberá ao menos a 1ª dose da vacina contra a covid-19 até setembro. A declaração foi feita na Comissão Especial da Covid-19 no Senado.

“Pelo ritmo que nossa campanha vem adquirindo nas últimas semanas, no último mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até o mês de setembro”, afirmou o ministro via videoconferência.

Queiroga falou que o Brasil já dispõe de 600 milhões de doses de imunizantes. O número é referente aos contratos previstos para serem cumpridos até dezembro. Com essa quantidade, de acordo com o ministro, “é possível antever também que tenhamos a população brasileira acima de 18 anos vacinada (com duas doses) até o final do ano de 2021”.

Segundo o ministro, é uma meta razoável e que faz jus ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Ele disse também que a partir de setembro é possível ter um cenário epidemiológico mais favorável.

VACINAÇÃO NO BRASIL

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid-19 em 64.640.509 pessoas até às 11h57 de  segunda-feira (21). Dessas, 24.485.036 receberam a 2ª dose. Ao todo, 89.125.545 doses foram administradas no país.

O dado é da plataforma coronavirusbra1, que compila dados das secretarias estaduais de Saúde.