Após cinco servidores e cinco reeducandos infectados com a Covid-19, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) colocou as Casas de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e Araguaína e as Unidades Penais de Dianópolis e Colinas do Tocantins em período de quarentena. Após a confirmação dos casos, os presos doentes foram isolados e os servidores afastados das atividades laborais.

Conforme a Seciju, são cinco servidores na Capital diagnosticados com a doença que estão de atestado. Já em Araguaína, são três custodiados em tratamento e isolados dos demais internos. Já nas cadeias de Dianópolis e Colinas há um caso em cada estabelecimento, sendo que ambos em recebem os cuidados médicos.

Visitas

Em nota, a Seciju esclareceu que devido as confirmações, conforme previsto no Plano de Retomada Progressiva das atividades presenciais, as visitas sociais e atendimentos jurídicos presenciais passam a estar suspensos nessas unidades por 15 dias. Ao final desse prazo, uma reavaliação médica será realizada para verificar se houve mais contágio da Covid-19.

Apesar das visitas estarem novamente suspensas, as atividades do projeto “Televisita” que permite ligações telefônicas e por vídeochamadas entre os custodiados e seus familiares seguem normalmente.

A Seciju informou que  está monitorando toda a população carcerária das unidades com casos positivos de Covid-19. Além disso, a Secretaria recomenda atenção aos visitantes que compareceram às unidades nos últimos sete dias.