Seguindo com a programação, o 13º Fórum das Águas terá quatro Diálogos das águas, dois durante a manhã e dois durante a tarde, além de duas palestras ministradas por nomes de peso no cenário nacional. A primeira palestra, marcada para às 11 horas, será do diretor-presidente da Agencia Nacional de Águas (ANA) Vicente Andreu Guillo, e terá como tema A crise hídrica no Brasil com foco no Matopiba.

Guillo foi secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, funcionário de carreira da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), presidiu ainda a Usina Termoelétrica Nova Piratininga Ltda., da Sanasa, Campinas e foi secretário de desenvolvimento urbano e meio ambiente deste mesmo município.

Já a segunda palestra será da senadora Kátia Abreu (PMDB), e terá como tema O Código Florestal e a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Kátia é Senadora da República em segundo mandato, depois de exercer mandato de deputada federal por duas legislaturas. É, atualmente, relatora da Comissão Extrateto, do Senado da República, criada para apresentar propostas com vistas à extinção dos supersalários na administração pública no país. Ex-Ministra da Agricultura, a senadora é presidente licenciada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins.

Diálogos

Amanhã, será apresentado Diálogo A Agenda da Infraestrutura e Saneamento, a partir das 8 horas, com as presenças de Eder Martins Fernandes, presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Francisco Amaral, gerência de Governo da Caixa no Tocantins e Itamar Xavier, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas e Coordenador do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, além de outros nomes.

A partir das 9h30, começará a Agenda das Cidades, com as presenças de Joseísa Furtado, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO); Marli Santos, analista ministerial especializada do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do TO (CAOMA/ MPE), Ronaldo Dimas, Prefeito de Araguaína e outras participações.

Na parte da tarde serão discutidas as agendas dos Governos, Parlamentos e da Justiça, e do Ensino, Pesquisa, Extensão e Comunicação, a partir das 14 horas, com as presenças de Álvaro Lotufo Manzano, procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Tocantins; Carlos Amastha, prefeito de Palmas; Luzimeire Carreira, secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e outras presenças já confirmadas para as discussões. O evento está sendo realizado no auditório do Colégio São Francisco de Assis.