A Justiça condenou, no último dia 5, quatro acusados de participação em uma tentativa de homicídio que ocorreu em 2019 em Araguaína, Norte do Estado. Os réus terão que cumprir penas que variam entre 15 e 17 anos e segundo o Ministério Público Estadual (MPTO), o Tribunal do Júri acolheu as teses de acusação sobre tentativa de homicídio qualificado por três motivos: motivo torpe, emprego de meio que dificultou a defesa da vítima e perigo comum. 

Os réus são Amaurir de Sousa Oliveira, condenado a 16 anos e cinco meses de reclusão; João Vítor Ribeiro Lopes, a 16 anos e cinco meses de reclusão; Ricardo Santos Lima, a 15 anos e cinco meses de reclusão; e Lucas Lino dos Reis, a 17 anos, seis meses e 11 dias de reclusão.

Conforme o órgão, na noite do crime, os indivíduos estavam no setor Costa Esmeralda e tinham como objetivo de assassinar Elias Pereira de Jesus. Eles avistaram a vítima na rua, momento em que um deles efetuou disparos de arma de fogo. Elias chegou a ser atingido nas costas, mas conseguiu correr e se abrigar em uma casa nas proximidades de onde ocorreu a tentativa de homicídio. Ele recebeu tratamento médico e sobreviver ao atentado.

Pelo crime ter ocorrido perto de um parque de diversão, gerou uma situação de perigo que acabou “reconhecida pelos jurados como qualificadora do crime”, segundo informou o MP.

Ainda conforme informações do órgão, os réus seriam integrantes de facção rival à que pertenceria a vítima do ataque.

Além da tentativa de homicídio qualificada, alguns também devem responder posse irregular de arma de fogo, porte irregular de arma de fogo, receptação e organização criminosa armada com participação de adolescente.