Mais de 20 kg de substâncias entorpecentes apreendidas e quatro pessoas suspeitas por tráfico de drogas são presas na tarde desta sexta-feira, 5, em Wanderlâdia, cidade distante a 420 km de Palmas.

As prisões fazem parte da ação de combate ao tráfico de drogas, realizada pela Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (2ª Denarc) de Araguaína, Norte do Estado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação foi comandada pelo delegado-chefe da 2ª Denarc, José Anchieta de Menezes Filho. O órgão informou que  a ação teve início quando os policiais civis da Unidade Especializada, por meio de investigações, obtiveram informações de que um grupo de pessoas estaria de posse de grande quantidade de drogas, na cidade de Wanderlândia.

Com base nas informações levantadas, os policiais civis foram até o local, uma residência situada na zona rural do município, onde flagraram os quatro suspeitos, sendo três homens com 42, 44 e 47 anos de idade, bem como uma mulher de 22 anos de idade, esposa do homem de 44 anos.  

Na posse dos suspeitos, os policiais civis localizaram e apreenderam várias porções de maconha, cerca de 300 gramas de cocaína, balança de precisão, R$ 450,00 em espécie, duas munições, calibre 32, e três, calibre 22, intactas, uma munição calibre 38, deflagrada, insumos para embalar a droga, além de 73 pontos de LSD.

 “Estávamos monitorando um dos indivíduos presos hoje, devido ao envolvimento dele com o tráfico de drogas, quando descobrimos que ele havia se associado a outras pessoas e estava de posse dessa grande quantidade de drogas”, explica o delegado Anchieta. 

Drogas na mala

Segundo a SSP, logo após a realização das prisões, os policiais civis intensificaram as buscas no terreno da residência que era ocupada pelos suspeitos, e localizaram nos fundos do imóvel, uma lona preta que cobria uma mala de viagem. Ao abrir a referida mala, os policiais civis encontraram acondicionados em seu interior 19 tabletes de maconha, perfazendo um total de 20 kg, da droga.

 Reincidência

De acordo com o delegado, o casal capturado na tarde de ontem é o mesmo que foi preso, pela DEIC de Araguaína no dia 29 de abril de 2019 na cidade de Aguiarnópolis. Na oportunidade, os policiais civis apreenderam cerca de R$ 13 mil reais em dinheiro em poder do casal, e mais 7 kg de maconha que estavam armazenados no imóvel em que ocupavam na cidade. “O homem de 44 anos e sua esposa de 22 já haviam sido capturados pela Polícia Civil, no ano de 2019 e, novamente nesta sexta-feira, eles foram presos pela prática do mesmo crime de tráfico de drogas”, ponderou a autoridade policial.