A Polícia Civil prendeu quatro homens suspeitos de integrarem uma associação criminosa responsável pela prática de furtos de camionetes de luxo, com uso de dispositivos eletrônicos e que agem em vários estados e também no Tocantins. A prisão ocorreu na noite da última quinta-feira, 2, durante ação realizada por policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva).

Conforme a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), durante a ação, que ocorreu por volta das 19 horas na BR 153, nas imediações da cidade de Paraíso do Tocantins, cidade distante a 60 km de Palmas, os policiais civis da interceptaram e prenderam quatro homens. Eles estavam em um SW4, ano 2017, que estava com placa clonada e havia sido furtada na cidade de Belém (PA), no dia 15 de agosto de 2021.  Na mesma ação também foi apreendido um veículo que servia como batedor para o grupo criminoso. 

De acordo com o delegado Rossílio Souza Correia, o grupo atuava nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás, furtando camionetes de luxo, com o uso de aparelhos eletroeletrônicos, sendo que, tais veículos, depois de subtraídos, eram adulterados e transportados para outras unidades da federação. Posteriormente, eram revendidos a receptadores, por um preço bem abaixo dos normalmente praticados no mercado. 

“Com o intuito de enganar a fiscalização policial, havia um segundo veículo que vinha na frente do carro furtado e atuava como uma espécie de “batedor” e tinha a missão de observar se não havia barreiras policiais. Se não houvesse empecilhos, o líder do grupo ligava para o motorista do veículo furtado e o informava que poderia passar tranquilamente”, disse o delegado.

Conforme apontam as investigações da Polícia Civil, os presos são de alta periculosidade e especializados na prática de crimes contra o patrimônio, inclusive a maioria já responde há vários processos crimes. No momento da abordagem policial, o grupo tentou fugir, sendo necessário que policiais efetuassem disparos nos pneus do veículo, o que levou a detenção dos suspeitos.

Conduzidos à Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso, os quatros homens foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e furto. Logo em seguida, eles foram recolhidos à Casa de Prisão Provisória da cidade, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

O delegado acredita que os homens integram uma associação criminosa de alta periculosidade e que pode ter sido responsável por furtar dezenas de camionetes de luxo em vários estados.

A operação contou com apoio de policiais civis de Belém-PA e policiais Rodoviários Federais de Paraiso do Tocantins.