Quase uma tonelada de drogas apreendidas foi incinerada, na noite desta quinta-feira, 27, em uma cerâmica, localizada em Paraíso do Tocantins, cidade distante a 60 km de Palmas.

A carga de drogas havia sido apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite da última quarta-feira, 26, no posto de fiscalização, localizado às margens da BR 153, em Paraíso.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Bruno Baeza, o procedimento foi autorizado pela Justiça, pelo Ministério Público e acompanhado por  peritos do Núcleo de Criminalística de Paraíso e pelas equipes de policiais civis da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC).

Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), no total foram destruídos 886 quilos de skunk, uma variedade mais potente da maconha, além de 25 quilos de haxixe. “Devido à grande quantidade de entorpecente apreendido se fez necessário agilizar os trâmites para que a droga pudesse ser incinerada. Nesse sentido, contamos com o apoio da Perícia Técnica da Polícia Científica que, em menos de 24 horas, elaborou os laudos periciais”, disse o delegado.

Segundo também a SSP, após os laudos, o delegado representou junto ao Poder Judiciário, sobre a necessidade de efetuar a destruição da droga, pois se tratava de uma quantia muito grande para ficar armazenada.

Contudo, a Comarca de Paraíso autorizou a ação, que também teve o aval do Ministério Público Estadual (MPTO), o que possibilitou a Polícia Civil continuar com os preparativos para a incineração do entorpecente. “Trata-se de uma das maiores apreensões já ocorridas no Estado nos últimos anos. Por isso não medimos esforços para que a ação fosse realizada no menor espaço de tempo possível”.