Um acidente afetou o fornecimento de energia para 2.958 moradores da Capital. Isso porque, por volta das 6h30 da manhã deste domingo, 12, seis postes foram derrubados após uma batida de carro na Arse 32 (antiga 306 Sul). Ao todo, 22 pessoas ainda estão sem energia elétrica, e a Energisa está com equipe no local em obras.

Segundo o Corpo Bombeiros, o motorista que causou o acidente não quis atendimento médico, mas passa bem. De acordo com a concessionária de energia, logo depois do acidente, a rede de inteligência restabeleceu o funcionamento de energia na maioria das casas, mas 22 ainda estão sem distribuição e só terão a energia reestabelecida após o final da obra de correção.

Para a Energisa, o custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica.

Ainda segundo a Energisa, o desligamento dos clientes ocorreu de forma automática, sendo realizado pelo sistema de proteção da rede, garantindo a segurança de quem estava no veículo e da comunidade do entorno.

Em 2017, a Energisa registrou no Tocantins registrou a danificação de 434 postes em função de acidentes de trânsito. Em 2018, até o mês de julho, já foram 250. 

Segurança

A concessionária orienta que, caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é a mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais se aproximar dos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.