Até o momento 78 mil contribuintes do Tocantins ainda faltam fazer a declaração do Imposto de Renda 2018. O número corresponde a mais de 50% do total de declarações que devem ser enviadas para o Governo Federal no Estado.

De acordo com a Receita Federal, ao todo são esperadas cerca de 150 mil declarações de contribuintes tocantinenses este ano. Apenas 71 mil havia declarado o IR até esta terça-feira no Estado.

Para declarar os rendimentos, bens e investimentos, o contribuinte deve acessar aos programas de declaração disponíveis no site da Receita Federal. A declaração pode ser feita pelo computador ou por meio do aplicativo para celulares e tablets desenvolvido especificamente para esse fim. Depois de enviar o documento, o cidadão pode continuar acompanhando o processamento da declaração. É através deste mecanismo que ele é avisado se houve inconsistência de dados, ou seja, se a declaração caiu na malha fina.

Ainda de acordo com dados da Receita Federal quase cinco mil contribuintes do Tocantins estão com a declaração retida em malha fiscal.

O prazo de entrega da declaração vai até o dia 30 de abril.

A  Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.