Pisos rachados. Alambrados danificados. Equipamentos como aros de basquete e traves de gol inexistentes. Estas são algumas das imagens registradas pelo JTo em quadras poliesportivas de Palmas. Praças como a da Arne 51 (404 norte), Arse 13 (108 sul) e Arse 71 (704 sul) são alguns exemplos que possuem quadras poliesportivas em péssimas condições para práticas esportivas porque não recebem atenção e revitalização há anos.

A Arne 51 está entre as mais antigas da capital. Da quadra poliesportiva, localizada em um ponto alto de Palmas, é possível visualizar do nascer do sol na serra do Lajeado ao pôr do sol na praia da Graciosa, durante uma partida de futsal, vôlei ou basquete. Mas o local está abandonado, tomado por mato alto e sem limpeza.

A infraestrutura está danificada com o piso deteriorado, tabelas de basquetes sem os aros e uma das traves do gol está danificada, como mostram as imagens no final da matéria.

Morador há 27 anos e presidente da Associação de Moradores da Arne 51, Gilson Modesto diz que a praça nunca passou por nenhuma reforma, mesmo com várias solicitações feitas à prefeitura. “Houve vários pedidos para a construção, revitalização e reforma da praça, mas também nada foi realizado. Fizeram alguns tapa-buracos, mas na quadra mesmo, não. A questão do mato e da iluminação é algo que está sempre precisando, pelo menos a iluminação, que é antiga e apagada”, relata.

A quadra poliesportiva da Arse 13 é cedida exclusivamente em alguns dias e horários para um projeto de basquete que atende 146 crianças e jovens de 6 a 20 anos e também está em estado de deterioração. O presidente da Associação Tocantinense de Basquete e responsável pelos treinos na quadra, Luiz Orlando afirma que espera a atenção da gestão municipal no local, que recebeu uma reforma há quatro anos, mas sem a participação da prefeitura.

”Tivemos a informação que a quadra será reformada por completo pela prefeitura e estamos na espera, se caso isso não ocorrer, vamos ter que correr atrás de apoiadores para pedir ajuda nessa empreitada, assim como fizemos em julho de 2018, data da última reforma”, afirmou.

Em outra quadra, na Arse 71, região sul da Capital, além da pintura fissurada, desgaste do piso e parte da estrutura deteriorada, o mato está crescendo dentro da própria quadra. As grades de proteção estão danificadas e não há acessórios básicos como traves e aros.

Em resposta às providências e possíveis soluções aos problemas mencionados, a Prefeitura de Palmas afirma que a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes) analisa a situação das quadras poliesportivas para identificar a necessidade de cada uma e direcionar recursos para reforma ou manutenção.

Em nota, o órgão também informa que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) faz um levantamento da situação das praças para manutenção e revitalização dos locais que necessitam de melhorias. O órgão não deu prazo para conclusão ou divulgação do levantamento, mas garantiu que no início do mês houve roçagem da praça central da quadra 404 norte. De acordo com o cronograma da pasta, as equipes devem retornar ao local dentro de duas semanas.

Em relação a recipientes no local, a Prefeitura respondeu que as quadras de Palmas contam com serviço de coleta de lixo regular e com lixeiras, e ainda recebem serviços de catação. Ressalta que o dever de manter a cidade limpa é de todos.