Nesta quinta-feira, 24, as áreas verdes das quadras Arse 14 (110 Sul) e Arso 61 (603 Sul), em Palmas, receberam uma ação de plantio de mudas de árvores dentro da programação do Junho Ambiental. Foram 33 mudas das espécies oiti, fava de bolota, guapeva e aroeiras plantadas nas duas quadras com o objetivo de produzir mais pontos de sombreamento. 

Conforme a Fundação de Meio Ambiente (FMA), as árvores que em aproximadamente 15 anos terão grande porte e oferta de muita sombra. 

Os plantios nas duas quadras fazem parte do Programa MudaClima, que tem entre seus objetivos ampliar o volume de árvores na Capital. A ideia é criar bosques urbanos que contribuam para o conforto climático da cidade. Esse programa foi lançado em 2019, e busca a adesão de associação de moradores, instituições públicas e privadas, empresas e escolas para as ações de arborização. 

“A partir de agora, início do período de seca, vamos suspender as doações das mudas para a comunidade, para intensificar as ações dos projetos que são autossustentáveis e podem manter uma rotina de irrigação dessas mudas”, explicou Loane Ariela, engenheira ambiental da FMA. Em razão do porte que adquiriram na fase adulta, as mudas são plantadas com maior distanciamento para garantir espaço adequado a seu crescimento. 

A ação ainda contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) que abriu os berços de mudas, plantadas com sinalização e tutoradas para condição de seu crescimento.

Viveiro 

Ainda segundo a FMA, o Horto Florestal, anteriormente conhecido como Viveiro Educador, produz anualmente cerca de 60 mil mudas de plantas nativas para utilização em ações municipais de arborização.