A pandemia de Covid-19 trouxe diversos cenários diferentes no último ano, e isso inclui a realização de casamentos. De 2019 para 2020 o número de casamentos oficializados no Tocantins cresceu 19%, conforme dados da transparência dos cartórios de registro. O número de registros de matrimônios emitidos no Tocantins durante a pandemia passou de 4873 em 2019 para 5.780 no ano passado. Já em 2021, até este mês, já houve 1.744 enlaces. 

A variação percentual é maior do que o número de mortes no Estado, que subiu 17% de um ano para outro. De 6.098 registros de óbitos emitidos em 2019 os cartórios anotaram 7.124 óbitos em 2020, o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus.

É o maior aumento proporcional de casamentos de um ano para o outro nos últimos cinco anos, com dados desde 2015, ano mais antigo da estatística dos cartórios. O aumento mais próximo ocorreu de 2016 para 2017, com 12% (de 4.128 para 4.603 registros). 

A jornalista Maysa Krasuski, 26 anos, e o arquiteto Lucas Krasuski, 28 anos, estão dentro dessa estatística de novos casados. Eles se uniram no dia 18 de dezembro de 2020. Maysa conta que o casamento estava marcado para 19 de junho deste ano e seria uma festa para 130 convidados. “Desistimos do formato da festa, optamos pelo cartório. Namoramos há oito anos, mas já moramos juntos há sete anos e queríamos oficializar logo nossa união. Eu estava cansada desse status "morando junto", sempre tive o sonho de me casar e aproveitei que minha mãe viria na cidade para resolver burocracias. Então aquele foi o momento”.

Por causa do isolamento social e a disseminação do novo coronavírus, o casal desistiu da festa e realizou apenas a união no cartório e um jantar para família e amigas, as mesmas que foram testemunhas no cartório. “Eu sou muito pé no chão. Às vezes até pessimista e sei que muita gente está morrendo. Muita gente jovem. Óbvio, nos casamos porque nos amamos muito, mas para gente era importante esse novo status oficial de "casados" no papel, caso fosse acontecer alguma coisa com a gente dali pra frente”.

Depois que tudo isso passar e a população estiver vacinada, a jornalista conta que os planos para o futuro do casal vão além dos papeis assinados no cartório. “Pretendemos ainda fazer uma viagem com amigos, quando isso tudo passar, e comemorar o casamento sem restrições, com muitos abraços e alegria”.

A publicitária Ana Izabel Oliveira, 26 anos, e o policial militar Cleyton Alen, 33 anos, também fazem parte desses números. Eles se casaram em outubro do ano passado. A oficialização da união foi realizada no Tocantins, mas a cerimônia religiosa ocorreu na Praia de Carneiros (PE). “Casamos em outubro de 2020 porque já estava tudo programado desde dezembro de 2019. Namorados quase dois anos antes do pedido. Porém, para o nosso casamento sempre pensamos em fazer para pouquíssimas pessoas, intimista mesmo, família e amigos bem próximos e assim aconteceu, sem aglomerações”. 

Ana diz que se casar em meio à pandemia não estava dentro do pacote de sonhos para a cerimônia perfeita, mas para ela era importante vivenciar esse momento que há tanto tempo sonhava. “Eu pensei em viver o agora. Não sabemos o dia de amanhã”, finaliza.