Seguem abertas até 31 de julho as inscrições para o programa de bolsas do projeto online da Academia Internacional de Cinema (AIC), denominado de AIC Online – Formação Audiovisual para Todo o Brasil. Com 90 bolsas de estudos integrais destinadas a Região Norte do Brasil, o programa é dividido em quatro etapas, pretende cobrir todas as regiões do País e beneficiará moradores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

Ao todo, o projeto conta com 360 bolsas destinas as regiões Centro-Oeste (inscrições encerradas), Norte (inscrições até 31/07), Nordeste (inscrições de 13/08 a 20/09/2020) e Sul, mais os estados de Minas Gerais e Espírito Santo (inscrições de 13/10 a 20/12/2020).  O programa é apoiado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério do Turismo e Centro Técnico Audiovisual (CTAV/SAV).

As bolsas são para sete cursos online da AIC, distribuídas ao longo de um ano. Para a Região Norte as vagas são para os cursos de roteiro (10), direção cinematográfica (10), produção audiovisual (10), produção executiva (15), trilha sonora (15), edição (15) e assistência de direção (15). Para participar, o interessado deve residir em uma das regiões priorizadas no projeto, ter renda máxima declarada de até 5 salários mínimos, ter acesso à internet e computador para as aulas, ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou cursar o último ano do ensino médio. 

O projeto AIC Online é um dos quatro vencedores de uma concorrência pública lançada pela ANCINE em 2018, voltada para fomento da educação audiovisual. Segundo a AIC, além de contribuir para a formação de novos profissionais, o objetivo é cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural.   

Para conhecer mais detalhes sobre o programa, o processo seletivo para as bolsas e se candidatar, leia o regulamento.