O Projeto Lago Vivo soltou 10 mil alevinos da espécie caranha no Lago Azul, em Araguaína, Norte do Estado. A ação ocorreu nesta segunda-feira, 12, com e teve a participação de alunos da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino junto com gestores municipais, como o prefeito Ronaldo Dimas.

Ao todo, o projeto irá reintroduzir 200 mil peixes com o objetivo de devolver espécies extintas há 40 anos após a construção da Barragem do Corujão. Logo após a soltura, o prefeito assinou o Decreto Municipal nº 161, que proíbe a pesca predatória no local para a proteção da fauna aquática do Lago Azul.

Além disso, o Laboratório das Águas da cidade deverá iniciar as análises da água do Lago Azul em 90 dias visando verificar se a água está própria para o uso humano.

Soltura

Com a soltura, agora a próxima etapa é o monitoramento das populações de peixes.  “Apesar de serem espécies naturais, iremos fazer laudos técnicos para poder nos basear para as próximas solturas”, informou o biólogo Aníbal Souza Neto, ao destacar que esses peixes terão um papel fundamental dentro da cadeia alimentar e do ambiente natural.

“Muitos deles são espécies que se alimentam de detritos no fundo do lago, ajudando também a proliferar outras espécies. Estamos buscando o perfeito equilíbrio natural do lago fazendo a reintrodução desses peixes”.