A potência do Tocantins na produção agrícola proporcionou mais um debate do projeto Diálogos da Sustentabilidade com o tema “Agricultura urbana - as oportunidades da produção local". O evento é realizado pelo Grupo Jaime Câmara (GJC), por meio da CBN Tocantins,  nesta terça-feira, 10, no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). Partiparam cerca de 300 pessoas, entre professores, alunos e comunidade externa.

Participaram  do quarto encontro da terceira edição do projeto Roberto Jorge Sahium, secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Alexandre Aires de Freitas, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a doutora em engenharia agrícola, Conceição Aparecida Previero, do Ceulp Ulbra,  Corombert Leão de Oliveira, engenheiro agrônomo e diretor de projetos e o consultor técnico do Diálogos, Ramis Tetu. O debate foi mediado pela âncora da CBN Tocantins, Jocyelma Santana.  

Ramis Tetu, consultor técnico do projeto, explica sobre a importância de discutir a agricultura urbana. "A questão envolve diversas políticas públicas como limpeza de áreas verdes, tem forte possibilidade de ser utilizada como instrumento de educação nas escolas de forma interdisciplinar, pois o manejo das águas e das plantas envolver muita ciências. É uma terapia muito poderosa para pessoas em tratamento de saúde. Praticar horta ajuda as pessoas em recuperação. Além de forte componente para alavancar a economia local, necessidade do Tocantins".

Sahium trabalha a mais de 30 anos com agricultura urbana e hortas comunitárias nas cidades. Para ele, ao se tratar de Brasil, o tema é um fenômeno que cresce cada vez mais em função do modelo habitacional.  Ele reforça que a Prefeitura de Palmas, para intensificar a produção agrícola dentro do perímetro urbano, a comunidade recebe cursos de capacitação. “A gestão oferece hortas comunitárias, por meio de insumos, o local, fornecemos água, energia, damos assistência e fazemos todo o monitoramento técnico e capacitamos a população de tempos em tempos. Trabalhamos de forma que a população administre suas próprias hortas”, pontua o gestor.

Sobre a temática, a professora Conceição destaca que o Ceulp/Ulbra teve um projeto aprovado de agricultura urbana e periurbana que auxiliava ex-ribeirinhos do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Temos um trabalho com um assentamento Mariana há mais de 10 anos. “Hoje a comunidade é fortalecida justamente pela formação do reassentamento, eles possuem uma produção agroecológica, fazem uso dos recursos naturais de forma sustentável”, completa.

Oliveira explica a necessidade de pensar o Tocantins, em termos de agricultura local, como um todo. Problemas rurais passam pela urbanização. "Hoje temos uma população crescente na área urbana. Temos uma evasão de produtores para a cidade e todas as políticas urbanas potencializam o êxodo rural. Temos que pensar como fixar esse homem no campo e como dar a apoio a ele quando ele chega na cidade. Temos que pensar na empregabilidade e nessa produção agrícola que é potente", comenta.

Alexandre Aires de Freitas explica que quando se traz a agricultura para a área urbana e periurbana é necessário alguns requisitos tecnológicos que precisam ser observados. "É necessário ter práticas tecnológicas que não coloquem o meio ambiente em risco. Precisamos falar de tecnologias que forneçam um cultivo racional, sustentável e lucrativo", diz.

Apoiadores

Patrocionam o evento o Ceulp/Ulbra e a BRK Ambiental. Marcelo Müller, reitor do Ceulp/Ulbra, afirmou que a instituição recebe com muita honra essa edição do Diálogos da Sustentabilidade, pois a ação trata de questões importantes não só para o Tocantins, mas para o mundo inteiro. “Falar de sustentabilidade é falar do nosso futuro, da nossa existência. E quanto mais oportunidades oferecermos para o nosso acadêmico, teremos auxilio para ter consciência com o planeta”, expõe.

Para Sandra Leal, gerente operacional da BRK Ambiental no Tocantins, a organização do evento foi muito feliz em trazer a discussão para a sociedade. “Todos os temas foram bem oportunos e todos estão ligados fortemente ao nosso trabalho. Discutir esses temas é pensar melhorias para o meio ambiente”, define.

Rádio CBN

A discussão será gravada pela equipe da CBN Tocantins e posteriormente editado e transformado em um programa com uma hora de duração. Ele será exibido em duas partes, a primeira no próximo sábado, 14, e a outra no dia 21 março de 2020, a partir das 10 horas na CBN Tocantins Palmas (101,9 FM) e Araguaína (106,3 FM), que atinge mais de 60 municípios.

O coordenador de jornalismo da CBN Tocantins, editor-chefe do Jornal do Tocantins e supervisor editorial do Jornal Daqui, Tião Pinheiro, comentou durante a abertura do evento que encara o jornalismo como um ofício útil em discussões como essa. "O GJC sempre se pautou para além da notícia. Sempre buscou estar presente dentro das comunidades que está inserida levando debates relevantes como esse, onde impacta a sociedade positivamente. Justifica-se disso a importância do ofício", ressalta.

“Sentimos alegria em poder realizar mais uma edição do Diálogos da Sustentabilidade. Sempre usamos nossos veículos para impulsionar a sociedade. O tema é oportuno e gostaríamos que entende sem a CBN  como um instrumento para o desenvolvimento sustentável da nossa população”, comenta Jean Teixeira, diretor-geral do GJC no Tocantins.