A cidade de Arraias completou 280 anos no último dia 1ª de agosto. Com todo esse tempo, o município acumula construções antigas e que fazem parte do patrimônio histórico da cidade tocantinense emancipada politicamente em 1740. A preservação de um dos prédios que fazem parte do rico patrimônio arquitetônico da cidade é tema de preocupação dos moradores.

A reforma do prédio do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro tem gerado debates e manifestações através das redes sociais, pois o local é considerado por muitos como parte do patrimônio histórico da cidade e há preocupação que a reforma destrua partes desse patrimônio. Foi lá que o Instituto Nossa Senhora de Lourdes começou a abrir caminhos na educação de vários cidadãos da cidade histórica a partir de 1958.

"ARRAIAS cultua a sua história e a sua rica tradição. Com o respeito a esses valores nos jactamos para o futuro. Assim, convidamos nossa comunidade a se manifestar quanto à oportunidade e à conveniência da reforma predial a ser ensejada pela atual Direção do Colégio Joana Batista Cordeiro. Nosso intuito, dentro dos valores acima enunciados, é a preservação das instalações físicas que remontam ao antigo Instituto Nossa Senhora de Lourdes que no ano de 1958 iniciou belíssima trajetória no campo da educação e cultura em nossa cidade. Isto posto solicitamos o preenchimento do formulário, em anexo, contendo o entendimento de cada um", diz um texto de um manifesto de ex-alunos do Instituto Nossa Senhora de Lourdes divulgado nas redes sociais. O formulário citado no texto tem um questionário online disponível através do link.

Preocupação

A ex-aluna do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, Vera Carrico demonstra preocupação com uma possível demolição de parte do local, que faz parte da história da cidade. Contudo, ela acredita que tanto a preservação do patrimônio, quanto a reforma que tanto o prédio precisa são ações que podem ser feitas em conjunto.

“Acho, entretanto, um pouco despropositada essa proposta (da Seduc) visto que colocará no chão uma parte do nosso rico patrimônio histórico-cultural-arquitetônico que precisa ser preservado. Parecem-me, também, improcedentes os argumentos apresentados pelos técnicos da SEDUC que propugnam por várias demolições. As modernas técnicas de Engenharia, aliadas aos protocolos de restauração existentes na Arquitetura, permitem essa preservação a um custo módico.”, diz um texto publicado por Vera no Facebook e repassado ao Jornal do Tocantins.

Ao JTo ela destacou que também entende a necessidade da reforma e que isso precisa ser feito de forma urgente, pois o colégio não tem condições de receber alunos nas condições que apresenta. “Há grande necessidade da reforma, pois o colégio está em péssimas condições. O colégio como está não tem condições de funcionar.”, disse.

Segundo os relatos apurados pelo JTo, a escola que passou a funcionar em tempo integral, após entrar no programa das Escolas Jovem em Ação do Tocantins, que integra o programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, tem problemas com goteiras, instalações elétricas e hidráulicas. A direção da escola pediu para não se manifestar.

Seduc

Através de nota, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que o projeto de reforma segue em elaboração e só após aprovação da gestão da pasta e da comunidade escolar, será iniciado o processo licitatório, para só então a reforma começar. A Seduc também destaca que o projeto prevê a preservação do patrimônio histórico da cidade e que vai manter parte da construção original.

Nota

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc)  informa que o projeto de reforma do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, em Arraias, está em fase de elaboração. Só após a aprovação do projeto pela gestão da Pasta e pela comunidade escolar, será iniciado o processo licitatório, para então dar início ás obras.

A Seduc enfatiza que a comunidade local foi consultada quanto à necessidade e a relevância da construção, que visa à melhoria do prédio escolar. Contudo, o projeto prevê a preservação do patrimônio histórico da cidade, mantendo parte da construção original.