Estar hospitalizado não é fácil, principalmente para quem passa por essa condição há muitos dias. As preocupações são muitas até o restabelecimento da saúde, seja para o paciente ou para o acompanhante. E para amenizar essa espera angustiante, o Projeto de Cinoterapia ou Terapia Facilitada com Cães (TFC) leva alegria com os pequenos animais aos que nos leitos do Hospital Geral de Palmas (HGP).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo projeto, na ideia do trabalho de cinoterapia, onde os animais atuam como coterapeutas, já ocorreram mais de 750 pacientes em dois anos. Os cãezinhos voluntários que ajudam no tratamento dos pacientes atualmente são Miguel, Pititico e Marie. Eles vão à unidade acompanhados de seus tutores, mas o projeto precisa de mais animais e a Corporação pede que pessoas que tenham cães dóceis e que estejam dispostos a participar de visitas aos hospitais sejam voluntários.

Os interessados podem ligar no telefone (63) 3218-4718 para solicitar participação. Uma equipe capacitada irá agendar uma avaliação comportamental e médica para atestar o animal como apto para realizar a visita em um ambiente hospitalar. Cuidados de higiene também serão solicitados, como as vacinas em dia, atestado médico veterinário e o banho para os dias de visita.

Visitas

Ainda segundo a Corporação, as visitas ocorrem às terças-feiras, e são divididas por semana entre cada ala de internação que atende pacientes da unidade, e sempre estão acompanhados por uma equipe de psicólogos, fisioterapeutas e bombeiros, com duração de até uma hora. Os pacientes recebem a proposta da visita dos animais e podem escolher se querem ou não.

“É incrível você ver um paciente que antes estava tão cabisbaixo ser energizado com a visita de um cão. Esse projeto muda tudo e humaniza o ambiente hospitalar, além é claro de proporcionar uma melhora emocional e biopsicossocial do pacientes”, comenta Jaqueline Montenegro, psicóloga do HGP.