Para muitos idosos, entender que é preciso atravessar uma fase de isolamento social, ou seja, ficar em casa mesmo, para não aumentar as chances de contrair a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. E para auxiliar esse público, um projeto da Universidade da Maturidade, ligada a Universidade Federal do Tocantins, criou o projeto “UMAnizando em tempos de coronavírus”, que consiste em apoio tanto pela internet, quanto através de telefonemas, de profissionais de várias áreas.

Gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem darão suporte aos idosos, alunos da UMA, que estão em isolamento social e ficam à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias.

O projeto oferecerá os seguintes auxílios:

•         Educação em Saúde: Informação de qualidade;
•         Neto (a) postiço: Posso te ajudar?;
•         Atividade Física em Casa: Mexa-se;
•         Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria;
•         Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa;
•         UMA Cuida: Acolhimento Psicológico e Apoio Social.

“Como primeiro produto deste projeto, fizemos quatro vídeos com dicas de atividades físicas que os acadêmicos podem realizar em casa, de forma prática e segura e, desta forma, sair do sedentarismo. Os vídeos foram elaborados seguindo todos os protocolos necessários”, explica professor Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA.

Os vídeos podem ser acessados através do canal no YouTube da UMA. Clique aqui.