A partir de março o Tocantins contará com transmissão de programação da TV Cultura por meio da retransmissão da programação na emissora de TV da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A parceria foi firmada durante a assinatura de um Termo de Cooperação Cultural, entre o Governo do Tocantins, a Unitins e TV Cultura, que tem vigência de quatro anos prorrogáveis, nesta terça-feira, 19, no Palácio Araguaia.  

Inicialmente será mantida a retransmissão da programação completa da TV Brasil, posteriormente, a TV da Unitins fará a mudança para a rede estadual com conteúdo próprio.

A previsão é que todos os equipamentos sejam transferidos para o prédio da reitoria em Palmas até março, no local funcionará a rádio e a TV educativas da Instituição. No caso do rádio, inicialmente será mantida a programação da rádio 96 FM, antes da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat).

Conforme a Unitins, as programações, tanto de rádio como de TV, estão sendo revistas e em breve serão definidas.  

Mudança

A estrutura que a Unitins recebe é o antigo equipamento da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat), que teve os serviços suspensos no inicio de 2019 para cortes de gastos da gestão estadual. Com essa suspensão, a Universidade passou a deter a outorga da TV, antes TVE.

No caso da Rádio 96 FM, também da Redesat, havia ficado o comando da Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), que deve utilizar o alcance da emissora para divulgação do governo.