Com o início Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, uma das principais orientações é que os grupos prioritários das etapas de vacinação não se desesperem e evitem aglomerações. A primeira etapa, que começou nesta segunda-feira, 23, é destinada aos idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizados para públicos diferentes, também com características prioritárias.

“Em Palmas, estavam com, além das unidades, pontos de vacinações em outros locais e já estudando novos lugares. Uma orientação é que não haja desespero e que não procurem as unidades de uma vez só, temos alguns dias para a vacinação”, relata a enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) Juliana Oliva.

Conforme a enfermeira ainda, a orientação é que os idosos que chegarem às unidades e se depararem com filas, tomem o cuidado de manter uma distância mínima. “A princípio as unidades estão vacinando em horário normal, das 8 às 17 horas, mas se for necessário estenderemos os horários”, explica.

Questionada sobre o uso de máscaras, Juliana lembra que a orientação do Ministério da Saúde é que somente deva usar os equipamentos aquelas pessoas sintomáticas, ou seja, quem está com sintomas como a tosse. “As unidades e locais de vacina contam com álcool em gel para a higienização”, coloca.

Outro questionamento respondido pela enfermeira é sobre a possível vacinação na casa das pessoas dentro desse grupo prioritário. “Para os servidores da saúde, as equipes já estão percorrendo as unidades municipais e estaduais em toda a Capital para realizar a vacinação, conforme orientado. Além disso, aqueles idosos acamados, que não tem condições de se deslocarem, receberam as vacinas em casa, como já acontece em todas as campanhas de vacinação”, relata.  

Palmas

Conforme a Semus, a imunização desta primeira etapa é para pessoas acima de 60 anos. E desta vez a vacina não será em todas as Unidade Básica de Saúde, mas em algumas como nas quadras 210 Sul e 403 Sul estão sendo ofertadas as doses. (confira no final da matéria as unidades onde haverá vacinação)

Uma das novidades da campanha dessa campanha é o sistema de drive thru, para idosos que se deslocarão de carro para tomar a vacina contra a Influenza. Assim o idoso não precisará sair do carro para ser imunizado. Os locais e horários do sistema drive thru começarão na terça-feira, 24.

O aposentado Manoel Neto do Nascimento, 61 anos, conta que logo no primeiro podia resolveu tomar logo a vacina na Unidade de Saúde da Quadra 108 Sul. “Resolvi ir no primeiro dia até mesmo porque tenho consciência”, relata.

“É uma forma de colaborar com a saúde pública. Se todos pensarmos desta vamos ajudar a combater muitas doenças virais. Vejo o poder público chamando as pessoas e algumas ficam enrolando em algo que é de graça, cada um tem que fazer sua parte”, conta.

Araguaína

Em Araguaína, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) deu início aos preparativos para o período de vacinação contra a doença ainda na última semana. “Em virtude das medidas preventivas contra a Covid -19, vamos adotar estratégias para evitar grandes aglomerações nas unidades de saúde, garantindo a imunização ao público-alvo, sem riscos a eles e aos demais pacientes das UBS”, explicou a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga.

Entre as estratégias que são adotadas está a divisão da vacinação por etapas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, dessa forma, cada público alvo terá o seu período de imunização. Até o dia 15 de abril, fim da primeira etapa, serão imunizados idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, totalizando 17.272 pessoas. (confira no final da matéria as unidades onde haverá vacinação)

Campanha Nacional

A campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o País. A meta do Governo Federal é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários até o dia 22 de maio e para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação ocorre no dia 9 de maio.

Nessa data, os 41 mil postos de saúde em todo País ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores, da rede pública e privada, e profissionais das forças de segurança.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, aquelas mãe até 45 dias após o parto, pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fim de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Confira os pontos de vacinação em Palmas e Araguaína abaixo:

Palmas

Região Norte

- CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

- CSC Arno 41

- CSC Arno 42

- CSC Arno 44

- CSC Arno 61

- CSC Arno 71

- CSC Arne 53

- CSC Arne 64

Região Central

- CSC Arse 13

- CSC Loiane Moreno (Arse 24)

- CSC Arse 75

- CSC Arse 82

- CSC Satilo Alves (Arse 101)

- CSC Valéria Martins (Arse 122)

- CSC Arse 131

- CSC Francisco Júnior (Arso 41)

- CSC Arso 111

Região Sul

- CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)

- CSC Jardim Aureny II

- CSC Liberdade (Jd. Aureny III)

- CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)

- CSC José Lucio (Lago Sul)

-CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)

- CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)

- CSC Jardim Taquari

- CSC Santa Bárbara

- CSC Bela Vista

- CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

- CSC Mariazinha (Buritirana)

 

Araguaína

UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;

UBS Araguaina Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaina Sul;

UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaina Sul;

UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;

UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 01, Setor Jardim Costa Esmeralda;

UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança;

UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;

UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;

UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione

UBS Lago Azul – Av. Araguaia QD 04 LT 02 S/N, Parque do Lago;

UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores;

UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;

UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;

UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;

UBS Palmeiras do Norte – Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte;

UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;

UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira;

UBS Setor Barros – Av. Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros.