Profissionais das superintendências de Unidades Hospitalares Próprias, Atenção a Saúde e de Vigilância em Saúde passaram por treinamento nesta quarta-feira, 18. Os técnicos atuarão em plantão presencial de 12 horas e 24 horas on-line para coletar informações dos casos, diagnósticos laboratoriais, clínicos e isolamentos, pois irão compor o Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a Covid-19.

A responsável pelo COE, Arlete Lopes, explicou como funcionarão as atividades do Centro. "Durante os plantões eles orientarão os profissionais sobre quais sinais devem ser observados e quanto às medidas que deverão ser tomadas, sejam protetivas ou de condutas e manejos dos pacientes".

Um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) na noite desta quarta-feira, 18, atualizou os dados de casos acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs): já são 28. Entretanto, não houve atualização desses números no sistema do Ministério da Saúde. Os pacientes estão sendo monitorados nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína.

Sobre os casos acompanhados, a SES ressaltou ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz (IAL), ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

Ainda nesta quarta-feira houve a confirmação de um caso na Capital. A infectada é uma mulher de 42 anos que realizou o teste no sistema privado e, após a confirmação, procurou os órgãos da saúde de Palmas e do Tocantins. Ela informou às autoridades que esteve em um congresso em Fortaleza (CE), onde há casos confirmados, e após o retorno apresentou sintomas leves da Covid-19, e foi orientada a realizar o teste em um laboratório particular, que apontou a doença no último dia 16.

Com a confirmação, o secretário da Saúde, Edgar Tolini, informou em entrevista coletiva que as equipes de Vigilância em Saúde iniciam a partir de agora, a investigação do histórico epidemiológico da paciente, entre outras medidas para conter a doença no Estado.

COE

O COE é ativado quando há risco de transmissão de moderado a alto de alguma doença, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Centro conta com diversos setores da Secretaria da Saúde, e no Tocantins é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O objetivo é conduzir os fluxos em relação aos casos suspeitos e confirmados por meio do monitoramento epidemiológico e a organização da resposta em todos os níveis de atenção.