Com exceção de serviços essenciais, como farmácias e supermercados, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impôs que o comércio e diversos estabelecimentos fiquem de portas fechadas e as pessoas se viram obrigadas a permaneceram a maior parte do tempo dentro de suas casas e tiveram que adotar o sistema de quarentena. A rotina do brasileiro mudou totalmente nos últimos dias.

Nesse isolamento social, as academias, parques, escolas de danças também não estão funcionando. Então como manter a forma e os exercícios em dia? Para ajudar nessa tarefa e fazer com as pessoas não percam totalmente o ritmo, vários professores e educadores físicos voluntários estão oferecendo nas redes sociais e até em aplicativos treinos online.

A diretora de uma escola de dança na Capital, Núbia Laura Falcão Lisboa Silveira, conta que a escola adotou um aplicativo gratuito para os professores oferecerem as aulas. Desta forma, segundo ela, durante as aulas são oferecidas os exercícios e os alunos podem interagir com os professores e os outros alunos. “É uma dinâmica virtual. Resolvemos tomar essa atitude porque antes do decreto da Prefeitura de Palmas já tinha suspendido as aulas, antes mandamos os vídeos gravados e não tinha interação completa dos alunos, mas com o aplicativo é possível ver quem está presente, além das chamadas que são feitas no horário da aula”, explica.

Núbia também diz que esta foi a alternativa que a escola encontrou para continuar com os serviços, ainda que online. “Nossa preocupação é ocupar não só o corpo, mas também a mente. Pedimos tanto para as pessoas ficarem em casa, mas que elas tenham também de vida. Porque quando as pessoas ocupam o corpo e a mente pode ocupar a mente”.

Ayla

A professora de dança do ventre, Ayla Zahra, destaca que atráves do aplicativo é possível manter os horários e dias normais das aulas. “Eu início a reunião pela plataforma, onde consigo enviar um link para o grupo de alunos no horário estipulado. Eles entram na reunião e podem interagir uns com os outros e seguir as orientações, tirar dúvidas e o principal conseguem se divertir e sorrir em meio a tanto stress que estamos submetidos nesse momento”.

Ela também comenta sobre os benefícios que esse tipo de ação pode levar para o sistema imunológico, além de flexibilidade e humor. “Muitas famílias são grandes, mas existem aquelas pessoas que moram sozinhas e que estão vivendo esse isolamento também e essa é uma forma de chegar pertinho, mesmo de longe, delas. Manter o convívio social através da tecnologia neste momento pode levar alegria e um pouquinho de esperança”.

A indigenista especializada Lígia Rodrigues de Almeida, 34 anos, está animada com as aulas online de jazz. Ela comenta sobre os benefícios que esse tipo de ação pode levar para as pessoas diante de um problema mundial. “Estou seguindo os treinos online na tentativa de manter minha saúde física e mental. Nesses dias estou fazendo home-office em horário comercial e a ideia é continuar mantendo essa rotina de trabalho, mas também de saúde física e emocional. Além de algum modo nos aproximarmos um dos outros, mesmo isolados”.

Ligia

Outras iniciativas

A profissional de Educação Física, Zahida Luz Husein, que atua há mais de 10 anos na área, conta que posta diariamente em sua rede social treinos para seus alunos e seguidores que estão de quarentena. A iniciativa, segundo ela, é para que as pessoas não corram o risco de fazer exercícios de forma errada e se previnam de uma possível lesão. “Além disso, tenho a oportunidade de contribuir com a saúde e qualidade de vida delas. E também posso incentivá-las na a continuidade dos exercícios, para que a imunidade não caia e o isolamento não os tire do foco, buscando sempre manter a saúde física e mental”, completa.

Zahida

Zahida também acredita que neste momento de pânico, toda ajuda é válida.  “Vejo que com pouco uma coisa pode se tornar muito. A minha experiência como profissional da área pode fazer toda a diferença para que as pessoas não venham sentirem-se inúteis nesse momento em que o mundo precisa que estejamos fortes. Compartilhar o meu conhecimento me faz me sentir útil”, finaliza.

Outro professor de Educação Física da Capital, Eduardo de Jesus Silva destaca que em primeiro lugar a preocupação é proporcionar aos alunos e aos seguidores de nossas redes sociais treinos seguros e eficientes mesmo feitos à distância. “Nossas reuniões são online e através delas traçamos estratégias quanto a montagem dos treinos, motivação dos alunos para que não percam o foco mesmo em período de quarentena”.

Ele menciona que nos vídeos, os profissionais da equipe que faz parte procura  indicar exercícios de fácil execução e resultado satisfatório, explicando detalhadamente as execuções e assim procurando evitar que os praticantes se lesionem durante as atividades.

Ele diz que é importante ofertar esses treinos durante o isolamento social por dois motivos principais: manutenção e ganho de saúde física e mental. “Sabemos que a prática de exercício físico com intensidade moderada causa um aumento da imunidade dos praticantes, diminuindo o risco de contágio por vírus e bactérias, inclusive a COVID 19. Também sabemos que essa prática causa um impacto positivo enorme na saúde mental das pessoas, já que aumenta consideravelmente os níveis de neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina, todos responsáveis por regular humor, sensação de prazer e até mesmo diminuição da dor, minimizando o risco de doenças silenciosas como a depressão”.

professor

Academias

Ele menciona que as aulas são gratuitas, tanto que são disponibilizadas nas redes sociais para que qualquer um tenha acesso. Porém, ele lamenta o momento que as academias estão enfrentando durante a pandemia. “O mercado fitness está sofrendo muito, somos a maioria pequenos empreendedores e durante essa crise teremos muitas perdas, portanto se a diferença entre você pagar ou não, cancelar ou não o seu plano for pequena pra você eu te peço que continue pagando a academia, mantendo o seu plano ativo, tudo que acontecer durante esse período de pandemia pode ser reposto no final do seu pacote, assim você irá ajudar vários empregados, várias famílias que dependem desse negócio”.