Após denúncias de moradores de duas localidades na zona rural de Crixás do Tocantins, o Procon Tocantins notificou na manhã desta sexta-feira, 22, a empresa Energisa, concessionária de energia elétrica, devido a série de problemas com a falta de energia elétrica devido às frequentes quedas. As reclamações são de moradores da região do Mutum e Posto São Jorge. 

Conforme o Procon Tocantins, as denúncias relatam que aproximadamente 15 propriedades rurais acumulam prejuízos por estarem impossibilitadas de usarem os eletrodomésticos, que não estão em perfeito funcionamento. O Procon Tocantins estabeleceu o prazo de 48 horas para que a concessionária justifique as sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica e apresente as providências para a solução dos problemas apontados. O prazo passa a valer a partir da notificação. 

Em nota, a Energisa informou que o sistema de monitoramento registrou quatro ocorrências entre os dias 14 e 20 deste mês. Todas as ocorrências, conforme a empresa, foram “provocadas por danos externos, como poste abalroado que precisou ser substituído e uma severidade climática atípica com muitas descargas atmosféricas e fortes ventos na região, que danificaram cabos e lançaram galhos na rede elétrica que precisou de manutenção”, escreveu. 

A empresa também disse que não tem registro de chamado de atendimento aberto para as região ou unidades vizinhas, mas já encaminhou uma equipe para verificação e inspeção do ramal.