Oito unidades de saúde em Palmas recebem o público infantil, de 5 a 11 anos com comorbidade, nesta quinta-feira, 20 e sexta-feira-21, para a vacinação contra a Covid-19. O Jornal do Tocantins esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) da 405 Norte nesta manhã e conferiu que o movimento estava tímido e poucas crianças foram levadas para tomar o imunizante. 

A reportagem verificou que apenas três crianças foram vacinadas num intervalo de 40 minutos. Uma delas, Ana Luiza Mascarenhas Grise, 9 anos, que sofre de síndrome alcoólica fetal,  estava acompanhada da mãe, a pesquisadora cientista  Márcia Mascarenhas Grise. A menina fez questão de reafirmar sua crença na Ciência. “Estou feliz em poder vacinar porque minha amiga, que mora em Natal, também vacinou e estou feliz por ela. Eu confio na Ciência para poder vacinar. Adoro tomar a vacina, com um pouquinho de medo, mas ansiosa porque vou ficar protegida”. 

Márcia disse que estava emocionada com a possibilidade da filha tomar a vacina. Ele lembra que foram quase dois anos de espera para, afinal, poder ver as crianças imunizadas do vírus que já matou milhões de pessoas em todo planeta. “A gente ver todo mundo ser vacinado e as crianças não. E quando, enfim, desenvolve a vacina para elas é toda essa burocracia. Só queremos que as nossas crianças fiquem saudáveis e seguras com esse vírus. Então é muita emoção. Eu particularmente, que vivo de Ciência, estou muito feliz”

Para Palmas são reservadas 3.220 doses de vacinas às crianças, distribuídas pelo Governo do Estado nesta última quarta-feira. A programação segue nas unidades da 409 Norte, 403 Sul, José Hermes e Taquari.

A programação segue nas unidades da 405 Norte, 1.004 Sul, Novo Horizonte, das 8 às 12 horas, e 409 Norte, 403 Sul, José Hermes e Taquari, das 13 às 17 horas. Além das unidades citadas, os pais também podem procurar a USF  Walter Morato,  em Taquaruçu, para vacinará o público, no horário das 8 às 12 horas.

Para que a vacinação seja organizada e segura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou o agendamento no portal Vacina Já para aplicação das doses nas salas de vacina nestas oito Unidades de Saúde da Família acima. 

O agendamento continua aberto e os responsáveis pelas crianças devem ficar atentos às exigências para a vacinação dos menores. Os documentos são: documento de identidade; CPF ou certidão de nascimento da criança; Termo de Consentimento, disponível no portal da prefeitura ou na unidade de saúde; cartão de vacinação e laudo médico comprovando a comorbidade ou a condição especial. 

Como foi recomendado pela Vigilância Epidemiológica, depois que as crianças são vacinadas, elas devem permanecer na unidade por 15 minutos e não deverá receber outro imunizante no mesmo dia ou em até 15 dias depois da vacinação contra a Covid-19.

Municípios 

O Jto questionou à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) sobre a distribuição de doses para os municípios. Em nota, a pasta afirmou que a imunização desse público começou pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades, deficiências permanentes e faixas etárias decrescentes. 

Em relação à distribuição para todos os municípios, a pasta enfatizou que segue o critério populacional ao quantitativo de crianças por município, estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Por fim, a Gestão Estadual incentiva os municípios, inclusive Palmas, a realizar ações efetivas para ampliação da vacinação da população e reforcem as medidas de prevenção, amplamente divulgadas nestes dois anos de pandemia da Covid-19. A gestão estadual espera não necessitar de medidas mais drásticas como as utilizadas num passado recente, em razão do pico pandêmico”.