A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), está monitorando um possível caso suspeito do coronavírus (2019-nCoV) no Tocantins. Trata-se de um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins na sexta-feira, 31. Ele deu entrada no Brasil por São Paulo, vindo de Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com a SES, o paciente teria entrado em contato com asiáticos durante a viagem e teria se sentido mal na sexta-feira. “Ele foi atendido no Hospital Regional de Porto Nacional com um quadro de síndrome respiratória. A equipe do CIEVS está investigando o histórico do paciente e caso necessário ele será transferido para o HGP onde ficará isolado e atendido de acordo com o Plano Estadual de Contingência”, diz  a nota enviada pela SES.

Ainda de acordo com o governo, o monitoramento está sendo feito de acordo com os protocolos do Plano Estadual de Contingência elaborado, com base nas diretrizes nacionais e internacionais, especificamente desenvolvidas para o enfrentamento dos possíveis casos suspeitos do Coronavírus no Tocantins.

“A SES informa ainda que desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado”, finaliza a nota do governo.

Brasil

Até Às 12h de sexta-feira, o Ministério da Saúde havia contabilizado 13 casos suspeitos que enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

A atualização diária dos casos é feito pela Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica.

Conforme o Ministério da Saúde, pessoas vindas da China nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos. Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos.