Uma carreta modelo VW/25.420 carregada com cigarros contrabandeados foi aprendida na manhã de hoje, 21, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 495 da BR 153, próximo a Paraíso do Tocatins, município a 63 km de Palmas.

Conforme a PRF, o caminhão e o semirreboque, que transportavam os objetos ilícitos, eram clonados e os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo  (CRLVs) apresentados pelo condutor eram falsos. O veículo estava sendo conduzido por um homem de 33 anos, com nome não divulgado. A carga ilícita seria levada para Belém (PA), onde seria distribuída.

Na ocasião da abordagem, PRF informou que a equipe observou que o veículo estava com a carga em altura elevada, mas que o peso estava desproporcional a altura, com base em referida suspeita a abordagem foi realizada. O condutor do veículo teria informado, segundo a polícia, que estaria transportando amido de trigo e apresentou nota fiscal confirmando sua informação.

“No entanto, desconfiada do peso constante na nota, a equipe da PRF decidiu realizar fiscalização minuciosa da carga, momento em que descobriram que o veículo estava carregado com várias caixas de cigarro escondidos por apenas duas camadas de sacos de amido de trigo”, informou.

Ato contínuo, a equipe informou que também constatou que os CRLVs apresentados pelo condutor eram falsos, e em vistoria veicular observaram que se tratava de veículos clonados, o caminhão e o semirreboque apresentavam sinais de adulteração em seus elementos de identificação. 

O condutor, segundo a polícia, foi preso em flagrante e, juntamente com a carga, está sendo encaminhado para a Polícia Federal da Capital. No local ocorrerá a descarga e contagem das caixas de cigarros apreendidos.                       

A PRF informou que intensificou suas ações voltadas ao combate de excesso de peso após informações apresentadas pela Receita Federal de que houve um aumento de flagrantes desta infração.