Em fiscalização de rotina, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Palmeiras do Tocantins, abordou duas caminhonetes que vinham de São Felix do Xingu (PA)  sem placa dianteira na estrada. Na avaliação da parte de carga da primeira caminhonete foram encontrados 90 kg de pescado de espécies diversas e, na segunda caminhonete, uma pequena caixa de papelão fechada contendo em seu interior dois animais silvestres conhecidos como Marreca-Cabocla com sinais de maus tratos. Todos os envolvidos foram levados para delegacias da região.

O motorista e os passageiros da primeira caminhonete afirmaram que pescaram os peixes na cidade São Felix do Xingu e alegaram que desconheciam a proibição de transporte de peixes sem a respectiva documentação.

Constatada a falta da documentação exigida, os envolvidos foram encaminhados Delegacia de Polícia em Tocantinópolis para continuidade dos procedimentos legais.

Quanto aos animais silvestres, o passageiro do veículo, um homem de 42 anos, assumiu a responsabilidade pelo transporte dos animais. Com isso, a PFR acionou a equipe de Polícia Militar Ambiental de Aguiarnópolis/TO que efetuou a lavratura de um auto de infração ambiental e um termo de apreensão ambiental dos animais, enquadrando o homem nos crimes de maus tratos aos animais e crime ambiental.

As duas caminhonetes iriam para para Teresina (PI).