O detento Wanderlan Bezerra Lira, 38 anos, tentou fugir da Casa de Prisão Provisória de Paraíso do Tocantins (CPPP), a 63 km de Palmas, durante o banho de sol e acabou preso na concertina - arame encaracolado que serve para segurança-, do muro da unidade, por volta das 12h30 do último domingo. Ele ficou enganchado por cerca de 20 minutos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Para a tentativa de fuga, Lira utilizou uma “tereza” (corda feita de lençóis) para escalar o muro. Segundo a Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), o detento teve alguns arranhões pelo corpo, não chegando a se ferir gravemente, e recebeu os cuidados médicos na unidade.

Após a retirada de Lira pelos bombeiros, ele foi entregue a policiais militares e reconduzido à cela.

Ainda de acordo com a Sedeps, o homem foi preso no dia 26 de outubro de 2001 pela combinação dos artigos 157 (roubo) e 213 (estupro), com pena de 13 anos e dez meses, mas devido a outros processos ele continua preso.

Lira está recolhido na CPP de Paraíso desde junho deste ano, após ser transferido da CPP de Palmas e nunca havia tentado fuga antes, informou a Sedeps.

Por conta da tentativa de fuga, ele deverá responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).