Quinze dos 80 detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Paraíso do Tocantins, a 63 km da Capital, fugiram na tarde do último domingo. Segundo a Secretaria de Defesa Social (Seds), a fuga ocorreu após um dos detentos fingir ter passado mal na cela.

O detento teria solicitado atendimento médico e foi encaminhado para o hospital da cidade. Enquanto isso, com a redução do efetivo, de três plantonistas para dois, os detentos aproveitaram para empreender fuga por um buraco na parede da cela.

Conforme a Seds, os reeducandos são considerados foragidos e serão penalizados pelo ato. Dentre as sanções estão a regressão da pena, a ser determinada pelo juiz.

Até o fechamento desta edição, a Seds informou que todos os reeducandos continuavam foragidos. “As polícias Militar e Civil estão trabalhando em conjunto para recapturá-los”.

Já em relação ao buraco aberto pelos reeducandos, a Seds esclareceu que já está providenciando os reparos necessários, mas não informou quando serão concluídos.

Qualquer informação que leve à recaptura dos detentos deve ser repassada à polícia, por meio do telefone 190.

CPPP

Na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), a situação permanece tensa. Na tarde de ontem, segundo familiares de detentos, que preferiram não se identificar, além dos alimentos, também há falta de medicamentos para os presos.

“Eles estão sendo maltratados. Ninguém da família consegue visitá-los ou levar alimentos”, contou a esposa de um detento, acrescentando que, ontem, os detentos teriam passado por revistas vexatórias.

Na semana passada, houve um princípio de rebelião por conta da insatisfação dos mesmos em relação às refeições. Na ocasião, conforme apurado pelo JTo, no café da manhã foi servido farofa, em vez de pão com manteiga e café com leite, como é o habitual.

A Seds negou que haja qualquer irregularidade na CPPP, incluindo as revistas. A pasta informou ainda que no domingo, dia de visita, as famílias vão poder levar os alimentos aos reeducandos.

A empresa responsável pela gestão da CPPP, a Umanizzare, informou que não há nenhuma irregularidade na unidade prisional.

Foragidos

Adriano Gonçalves do Amaral

Claudiomon Moreira da Silva

Maykos Alves Ramos

Ronny Alex dos Santos Aguiar

André Luiz Feitosa da Silva

Wanderson Freitas dos Santos

Fabio Rodrigues da Silva

Daniel Vicente dos Santos

Francisco Mikael Mota Soares

Edson do Nascimento Sousa

Walisson Cardoso de Araújo

Elcimar Barros Deodato

Isaías Barbosa Borges

Michael Patrick Almeida Eloi

Ricardo José Gonçalves