Foi preso principal suspeito de matar a própria esposa em Santa Rosa do Tocantins, no último dia 17 de dezembro. Helena Ferreira dos Santos, 28 anos, foi assassinada pelo companheiro Vilmar Dias Lopes,  46 anos. Os dois viviam juntos há 12 anos e tiveram cinco filhos. A prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21.  A  motivação do do crime foi uma crise de ciúmes por ter descoberto que a companheira teria um suposto amante.

Segundo a Polícia Civil, tanto policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Nacional quanto da Delegacia de Natividade investigaram o caso. Segundo o delegado José dos Santos Borges Fonseca Júnior, A princípio, havia a informação de que ele estaria em  Silvanópolis, município vizinho a Santa Rosa do Tocantins. Mas os policiais descobriram que ele estava em Porto Nacional.

Para cumprir mandado de prisão preventiva por feminicídio, os policiais surpreenderam Lopes e efetuaram sua prisão. Ele foi levado, então, para a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde permanece à  disposição do Poder Judiciário.

Feminicídio

Com a Lei 13.140, aprovada em 2015, o feminicídio passou a constar no Código Penal brasileiro como circunstância qualificadora do crime de homicídio. A regra incluiu os assassinatos motivados pela condição de gênero da vítima no rol dos crimes hediondos, o que aumenta a pena de um terço até a metade da imputada ao autor do crime.

Para definir a motivação, considera-se que o crime deve envolver violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Esta semana o JTo registrou casos recentes de mulheres, como Helena, que foram vítimas de companheiros abusivos e que perderam a vida. Clique aqui para relembrar estes casos.