Decreto Judiciário baixado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJTO) Helvécio Maia Neto convoca para o juiz Zacarias Leonardo, titular da 4ª Vara Cível de Palmas para atuar no Tribunal em substituição ao desembargador Ronaldo Eurípedes, afastado por um ano por decisão do ministro Og Fernandes que desencadeou a Operação Madset, na quarta-feira, 28.

Ele se juntará à juíza Célia Regina Régis como juiz substituto de desembargador afastado por órgãos superiores.  Célia atua como substituta desde a Operação Maet. Primeiro, substituiu Liberato Póvoa (já falecido) e atualmente substitui Amado Cilton Rosa, afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em decorrência da Maet.

Juiz desde 1996, após aprovação em concurso público, Leonardo já atuou como juiz nas em Arapoema, Colinas, Colméia e já substituiu desembargadores no Tribunal de Justiça em razão de férias ou licenças médicas.  

Em 2015, Zacarias Leonardo fez sucesso ao decidir uma petição judicial em verso, mesmo estilo de escrita que o autor do pedido, o advogado Carlos Antonio do Nascimento, havia feito em um processo sobre uma disputa judicial de cobrança de seguro, entre um motociclista de Palmas contra o município de Pugmil, onde o piloto havia sofrido um acidente que o deixou inválido.

A convocação passará pelo Tribunal Pleno. O magistrado ocupará a vaga provisoriamente enquanto durar afastamento do desembargador.